Como são formados os buracos negros?

Um buraco negro é uma região no espaço conhecida por ter uma força gravitacional tão poderosa que nem mesmo a luz consegue escapar, e também é absorvida. Justamente por isso é negro, a luz não é refletida nele como em outras superfícies, simplesmente fica no seu centro gravitacional, e tornando os buracos negros invisíveis.

Por anos e anos, a formação de um buraco negro foi um dos grandes mistérios sobre o espaço sideral, porém já há várias comprovações de como se forma um buraco negro. Eles são constantemente estudados na ciência, pois ainda diversos mistérios cercam essa poderosa massa gravitacional.

Quão grande são os buracos negros?

Existem diferentes tipos de buracos negros, e sua principal diferenciação é o tamanho e a massa que possuem. Os menores buracos negros, chamados de primordiais, possuem o tamanho de um único átomo, porém a massa de uma montanha inteira.

Os buracos negros mais comuns são chamados de estelares, e possuem em média a massa de 20 sóis em um pequeno tamanho de 16 kilômetros de diâmetro.

Por fim, os maiores buracos negros são chamados de supermaciço, e tem a massa aproximada de 1 milhão de sóis, e o tamanho total de nosso pequeno sistema solar. Cientistas teorizam que toda grande galáxia possui um buraco negro supermaciço em seu centro, assim como o nosso Sagittarius A.

O nosso buraco negro supermaciço no centro da Via-Láctea possui a massa aproximada de 4 milhões de sóis e seu tamanho total e aproximadamente de 1 único sol.

buracos-negros

Como são formados buracos negros?

Os buracos negros primordiais possuem uma formação muito prematura, e cientistas acreditam que se formaram, em sua maioria, junto ao suposto Big Bang.

Os buracos negros estelares são formados quando o centro de uma grande estrela explode em si mesmo. A explosão também causa uma supernova, espalhando partes da estrela para o espaço.

Já os buracos negros supermaciços, cientistas acreditam que surgiram junto a galáxia que se encontram, principalmente porque a massa do buraco negro no centro de cada galáxia é proporcional a galáxia em que se encontram.

Por que buracos negros possuem tanta gravidade?

O segredo dos buracos negros possuírem tamanha força gravitacional é a quantidade de massa que está concentrada em um tamanho tão pequeno, ou seja, a quantidade densa de massa concentrada.

A densidade dos buracos negros proporciona uma força gravitacional surreal esses grandes eventos, causando somente destruição e aumento dessa massa a tudo que se aproxima deles.

Como buracos negros são vistos se são “invisíveis”?

Os buracos negros não são diretamente vistos, afinal absorvem toda a luz que chegam neles, e nunca as refletem de volta (e justamente por isso são negros). Porém é possível ver os efeitos de um buraco negro presente no espaço e afetando a visão de coisas a seu redor.

Quando um buraco negro e uma estrela estão próximos um do outro, muita energia é gerada e liberada em forma de luz. Instrumentos específicos conseguem identificar essa luz e ver os efeitos detalhados do buraco negro. As vezes o buraco negro também absorve gases de uma estrela, deixando uma trilha de gás visível pelo espaço.

Receba Valiosas Informações Sobre o Universo...