3 coisas incríveis que a NASA já realizou no espaço

A Agência Americana NASA (National Aeronautics and Space Administration) é a principal responsável pela exploração e descobertas fora do limite da nossa Terra. São anos de história, descobertas e conquistas no espaço.

O objetivo da NASA, desde sua origem era a expansão do conhecimento sobre o espaço, levando ao mundo conhecimento relacionado a inovações tecnológicas adquiridas especialmente para se atingir novos patamares no espaço, isso inclui veículos espaciais e formas de sobrevivência no espaço para organismos vivos.

Nos últimos 50 anos a NASA vem atingindo todos os objetivos propostos desde sua origem, porém isso não a parou de buscar cada vez mais inovações e marcos históricos. Aqui vamos falar mais de alguns dos principais marcos históricos incríveis que a NASA já atingiu e que irão ficar para história.

A Freedom 7 e o primeiro americano no espaço

No dia 5 de Março de 1961 a NASA atingiu um de seus principais objetivos pela primeira vez: colocar um americano no espaço. O primeiro humano no espaço não foi da NASA, esse mérito vai para a União Soviética e seu astronauta Yuri Gagarin, mas a NASA não ficou para trás por muito tempo.

Os aguardados momentos foram longos e demorados. De puro nervosismo os engenheiros e administradores da NASA repartiram todo o processo de contagem para o lançamento em dois dias para que Shepard, o astronauta da NASA não tivesse que passar mais de um dia na plataforma de lançamento.

Adiaram o lançamento até por causa do clima ruim, não por ser um real problema para o lançamento, mas sim porque seria mais difícil para o fotógrafo que iria tirar fotos do maravilhoso evento.

Freedom 7

Apollo 11 e o homem na lua

Somente 11 dias depois do primeiro americano no espaço,  o presidente americano da época Kennedy anunciou a missão que seria a maior conquista da América até recentemente, o primeiro homem a pisar na lua.

Essa missão demorou 8 anos para conseguir ser arrumada. Por diversos problemas técnicos que houveram em testes, as primeiras 10 Apollo resultaram em tremendos fracassos. Qualquer atraso era rapidamente substituído para que a NASA conseguisse atingir seus objetivos mais rapidamente.

Assim, a Apollo 11 conseguiu ser finalmente projetada para seu principal objetivo de colocar a humanidade na lua. Em 20 de julho de 1969 Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua.

Um robô no planeta vermelho

A missão Mars Pathfinder foi projetada para confirmar a viabilidade de exploração do planeta vermelho, Marte, sem a necessidade de mandar um ser humano junto, ou seja, somente com um robô.

Esse pequeno robô foi projetado e lançado em dezembro de 1996, e pousou em Marte sem antes a orbitar em julho de 1997. Sua missão foi mais que um sucesso, e ele conseguiu ser bem mais útil do que antes planejado. O robô era projetado para funcionar por 3 dias, coletando fotos e informações, porém ele conseguiu coletar informações por mais de 1 mês.

As informações coletadas sobre esse robô foram o suficiente para se integrar uma possível hipótese que Marte possivelmente já foi um ambiente mais propício a sobrevivência de seres vivos antes, e será crucial para possíveis viagens para o planeta vermelho, dessa vez com seres humanos.

Receba Valiosas Informações Sobre o Universo...