Entenda o que são nebulosas

Você sabe o que é uma nebulosa? A maioria das pessoas provavelmente, em algum momento de sua vida já ouviu esse termo, mas não sabe do que se trata. As nebulosas são muito mais do que simples nuvens, e hoje vamos te explicar o porquê.

Se você é um apaixonado por fenômenos da astronomia, ou somente deseja matar sua curiosidade sobre o conceito dessa palavrinha, acompanhe o texto até o final, para que possamos deixar bem claro para você o que é, de fato, uma nebulosa.

Nebulosas

nebulosa

São nuvens localizadas no interior das galáxias, compostas por diversos elementos, como hidrogênio, plasma, poeira e gases. Elas são grandes formadoras de estrelas, e isso acontece devido à aglutinação dos elementos de sua composição, que dão origem não só ás estrelas, como também a outros planetas.

Elas são divididas em quatro classificações diferentes: Nebulosa de emissão, reflexão, escura e planetária. Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada uma delas.

Nebulosa de Emissão

São aquelas nuvens com alta temperatura, completamente preenchidas por gás. Elas apresentam uma cor avermelhada devido à forte presença do hidrogênio, que é um gás popularmente conhecido, que irradia essa luz de cor avermelhada.

Para explicar melhor, podemos citar a famosa Orion, que é uma nebulosa de emissão. Ela está localizada há cerca de dois mil anos luz do sol, e é constituída por gases que ficam ao redor de estrelas jovens.

Nebulosa de Reflexão

São as famosas nuvens compostas por poeira. Elas são chamadas de nebulosas de reflexão devido à sua capacidade de refletir o brilho das estrelas que ficam em seus arredores.

Essas nebulosas normalmente são de cor azul, porque essa cor é a mais facilmente irradiada. Existem muitas estrelas que entram na classificação de nebulosas de reflexão, mas a mais conhecida é das estrelas das Plêiades.

Nebulosas Escuras

Obviamente são chamadas de escuras porque não permitem que a luz invada seu interior. Elas podem ser identificadas através da diferença de cor que apresentam em relação ao céu, que normalmente, é mais luminoso.

As nebulosas escuras podem ser vistas a olho nu, e são regiões de formação estelar. Uma das mais conhecidas é a Nebulosa Cabeça de Cavalo, que leva esse nome devido ao seu formato.

Nebulosas Planetárias

O nome da classificação dessa nebulosa pode ser explicado a partir de seu descobrimento. A primeira vez que uma dessas nebulosas foi vista, parecia-se muito com a forma de um planeta, por isso o nome “planetária”.

Também são regiões de formação estelar. Aliás, sua origem se dá devido aos resíduos de estrelas que explodem, o que significa que as nebulosas planetárias significam a morte de uma estrela central.

Alguns cientistas afirmam ainda que o Sol terminará como uma nebulosa planetária daqui a alguns bilhões de anos.

Agora você já sabe o que é uma nebulosa, além de estar por dentro das classificações dessas nuvens, que ganham lindos formatos na Via Láctea. Vale a pena pesquisar por fotos e outros aspectos na internet, confira!

Receba Valiosas Informações Sobre o Universo...