Qual o tamanho das estrelas e o que representam no Universo?

Para se saber o tamanho de uma estrela primeiro precisamos entender o que é, e qual a sua real importância dentro de uma galáxia. Sendo de nosso conhecimento ou não, o Universo em sua forma própria de funcionar e funciona bem, consegue funcionar tão bem que conseguiu uma maneira ideal de abrigar vida, é aí que entram as estrelas.

Só temos vida no universo graças a elas, as estrelas. Além de fazer parte de nossa cultura, e servir como fonte de energia, elas também fazem parte do nosso corpo.

Somos em parte feitos de estrela. A forte gravidade e temperatura nuclear realizam uma agitação entre os átomos químicos tão violentamente que os funde e os transforma em um novo elemento, dos quais nós somos feitos e consumimos.

Quando uma estrela morre, ela libera no espaço todo o seu elemento, isto é tudo o que produziu em vida, muitas das vezes através de uma explosão gigantesca conhecida como supernova.

Ao realizar essa liberação, as supernovas originam novos sistemas solares ao mesmo tempo em que possuem um enorme poder de destruição. No momento de sua explosão a supernova causa a destruição instantânea de tudo o que está bem próximo a ela.

Assim como a maioria das coisas que conhecemos as estrelas também tem o tempo de vida limitado, só que diferente de nós humanos elas podem viver bilhões de anos. A grande estrela do nosso sistema, o Sol, também tem uma vida estimada pelos cientistas. Eles acreditam que a duração do sol deve ser em média de 10 bilhões de anos.

Se já achamos o Sol, uma imensa estrela, saiba que existem outras bem maiores do que ele e é o que vamos conferir agora:

estrelas

Eta Carinae

Localizada cerca de 7.500 anos luz, e com o peso de 20 massas solares, esta estrela consegue ser um milhão de vezes mais brilhante que o Sol. A estrela é tão grande que expele 500 vezes a massa da terra por ano!

Por expelir tanta massa é difícil para os astrônomos medirem aonde a estrela termina e aonde o seu vento solar começa. Assim estima-se que o raio de Eta Carinae tenha 250 vezes o tamanho do Sol.

Estamos longe de qualquer perigo, mas segundo os astrônomos, Eta Carinae deve explodir em breve ocasionando uma das supernovas mais espetaculares que o homem já presenciou.

R136a1

Localizada na grande nuvem Magalhães, acredita-se que seja a maior massa de estrela no universo. Acredita-se que ela tenha 265 vezes a massa do Sol, foi formada quando inúmeras estrelas om massas grandes se mesclaram. É possível que a R136a1 irá detonar uma hipernova a qualquer momento.

Betelgeuse

Localizada no ombro da constelação e orion, esta estrela vermelha tem um raio de 1200 vezes o tamanho do Sol, e se fosse colocar em seu lugar chegaria na órbita de Júpiter, por exemplo.

VY Canis Majoris

Está localizada cerca de 5000 anos luz da terra, uma professora da universidade do Minessota, calculou recentemente o seu tamanho, o qual chega a ser 1.540 vezes superior ao Sol.

Gostou do nosso artigo? Não deixe de compartilhar com seus amigos, afinal é muito interessante saber mais sobre como funciona nosso universo!

Receba Valiosas Informações Sobre o Universo...