Qual o elemento que compõe a propriedade de todos os astros do universo?

É interessante notar que um único elemento pode estar presente em diversas partes do enorme universo no qual estamos localizados, não é? E você provavelmente deve estar se perguntando de qual elemento estamos falando.

O protagonista nesse caso é o hidrogênio (H). Algumas pesquisas indicam que ele seja o elemento mais presente em todo o universo, e por isso, compõe a propriedade de todos os seus astros. Se você ficou interessado, dê continuidade à leitura e verifique os lugares nos quais este elemento pode ser encontrado.

 

Hidrogênio (H)

Este único elemento é capaz de integrar cerca de 80% da composição de todo corpo, e, além disso, caracteriza mais de 90% dos átomos encontrados no universo. Com somente um próton, ele também representa o elemento mais leve da tabela periódica. Vamos listar abaixo, alguns dos muitos astros nos quais o hidrogênio está presente.

Sol: É claro que o hidrogênio teria que estar presente no maior astro de todo o universo. O Sol é quem fornece energia para quase todos os planetas, e pode-se dizer que já é considerado uma verdadeira fábrica de elementos químicos.

A maior parte desse grande astro é composta não só pelo hidrogênio, como também pelo gás hélio. Além deles, encontramos em sua composição elementos como o lítio, magnésio, enxofre, oxigênio, entre outros.

Cometas: Também é possível encontrar o hidrogênio na maior parte da composição dos cometas. Eles podem ser definidos como corpos que gravitam ao redor do Sol, que apresentam núcleo, coma e cauda, e que todos eles têm vida curta.

Estrelas Cadentes: Essas estrelas, tão admiradas pela maioria das pessoas, também tem uma parte constituída pelo hidrogênio. Na verdade, ele pode ser definido até como um combustível, indispensável para a formação das estrelas.

A estrela pode ser definida como um “sol” pequeno ou grande, e se torna cadente a partir do momento no qual se deslocam, dando a impressão para quem vê da Terra, de que irão atingir o solo.

Asteróides: O hidrogênio também faz parte desses astros. Normalmente apresentam estruturas rochosas e bem irregulares.  Os asteroides ficam localizados próximos aos planetas Plutão, Júpiter e Marte.

Planeta Terra: Aqui onde vivemos, o hidrogênio é, entre todos os outros elementos existentes, o que mais se faz presente. Ele não apresenta cor nem cheiro, e pode ser encontrado em forma gasosa, representado pela sigla H2.

astrosEle pode ser encontrado nos mais diversos alimentos que as pessoas ingerem, na água, no petróleo, nos vulcões, e em outros lugares, que talvez ainda não tenham sido identificados pelo ser humano.

Agora você entende como a presença do hidrogênio é importante para a formação e o consequente funcionamento dos mecanismos do universo. É incrível pensar como um único elemento pode ser responsável por tanta coisa, inclusive pela vida na Terra, estando presente no que ingerimos, em nosso combustível, e em outras tantas coisas desconhecidas pela maioria das pessoas.

Gostou do nosso artigo? Não deixe de compartilhar com seus amigos, afinal é muito interessante saber mais sobre como funciona nosso universo!

Receba Valiosas Informações Sobre o Universo...